Em 1933, recém-chegado do Brasil, Clemente da Silva realiza o sonho de uma vida, criando uma casa de vinhos de excelência que o conduziria à globalização do seu negócio: a C. da Silva – resultante da abreviatura do seu nome. Um ano depois regista a marca Dalva, que resulta da contração “da Silva”. Com uma sonoridade simples e bem portuguesa, o sucesso foi fácil de alcançar nos diferentes mercados.
Procurando uma actividade onde investir o capital proveniente dos seus negócios no Brasil, o jovem empresário aproveita a estreita colaboração com a empresa Corrêa Ribeiro e Filhos, fundada em 1862, e na posse da família da sua esposa, para constituir os seus stocks iniciais e dar os primeiros passos no negócio, sendo famosos os Vinhos do Porto Vintage de 1896, 1912 ou 1920.
Sedeada em Vila Nova de Gaia, a C. da Silva conheceu desde cedo um processo de expansão em todas as suas vertentes, alcançando elevados níveis de reconhecimento e notoriedade nos diferentes mercados mundiais. Inicialmente os principais clientes situavam-se do outro lado do Atlântico, no Brasil, onde mantinha excelentes contactos, mas também nos Estados Unidos, país com forte importância estratégica devido à sua dimensão. Aqui detinha mais de trinta representações regionais que asseguravam a distribuição de uma ampla variedade de bebidas para além do Vinho do Porto, tais como brandy, espumantes naturais e vinhos tranquilos. Rapidamente se seguiram outros mercados como o Europeu e o Asiático. De Sidney a Honolulu, de Luanda ao Rio de Janeiro, de Tóquio a Reiquiavique e a outros recônditos cantos do planeta, a C. da Silva encontra-se hoje implantada nos cinco continentes.
Combinando os saberes e técnicas seculares com as novas tecnologias e a inovação, o portfolio da Dalva é único e distinto, apresentando uma oferta inigualável de Vinhos do Porto Colheita, que incluem edições únicas e limitadas, os clássicos Vinhos do Porto Vintage, e uma gama exclusiva de Vinhos do Porto Brancos, que culminam na colecção Golden White e Dry White envelhecidos e datados.